5 DICAS PARA SER ELEGANTE EM TODOS OS MOMENTOS

Você sabe o que é necessário para ser uma pessoa elegante em todos os momentos e horas do dia? Algumas pessoas acreditam que basta usar roupas e artigos de luxo, outras pensam que devem abandonar todo seu estilo pessoal e transformar o closet.

Mas a realidade é que não existe um “estilo elegante” em específico. Você pode alcançar esse status mantendo suas preferências pessoais e adotando algumas dicas simples no seu dia a dia.

Para provar que ser elegante é mais fácil do que você imagina, reunimos 5 dicas básicas que podem ser colocadas em prática hoje mesmo. Quer aprender mais sobre o assunto? Então acompanhe este post!

1. Use roupas no tamanho certo

As pessoas, principalmente as mulheres, têm o hábito de comprar roupas no tamanho errado o tempo inteiro, com a desculpa de que estavam na promoção ou que pretendem mudar o peso para que a peça sirva.

O resultado são peças apertadas ou folgadas demais, que não valorizam a silhueta do corpo e criam uma enorme falta de sintonia. Isso sim acaba com a elegância de qualquer pessoa. Além disso, quando as tendências de moda mudam, você acaba com uma peça pouco aproveitada.

Independentemente do seu biotipo, é essencial comprar roupas no tamanho certo. Experimentar a peça também é essencial para não errar, por isso, observe os seguintes pontos no provador:

  • punhos passando da linha dos pulsos;
  • sobra de tecido na altura do quadril em calças e shorts;
  • lingerie à mostra na altura do decote e ombros;
  • alças caindo dos ombros;
  • busto apertado e desconfortável.

Os ajustes estão liberados, afinal, nem sempre encontramos uma peça que sirva perfeitamente. Porém, o ideal é que você nunca diminua mais de 2 tamanhos. Caso contrário, a peça perderá seu caimento.

2. Fique de olho no tamanho dos sapatos

Não poderíamos falar de tamanho de roupas sem falar também especificamente do tamanho dos sapatos. Usando as mesmas desculpas, muitas pessoas adquirirem peças que não são adequadas para o tamanho dos pés e que ficam paradas no guarda-roupa.

Além de desconforto e hematomas, usar sapatos no tamanho errado impacta diretamente um ponto essencial na elegância feminina: o caminhar.

Todos sabem como os sapatos de salto são poderosos para deixar uma mulher muito mais elegante, e parte dessa elegância vem da forma como ela anda quando está com eles. A coluna fica mais reta, a cabeça erguida e o caminhar é calmo e equilibrado.

Com um sapato no tamanho errado tudo isso se perde e causa um efeito totalmente contrário, prejudicando o caminhar.

3. Aposte em peças de qualidade

Para ser elegante, você não precisa vestir grifes dos pés à cabeça, como muita gente acredita. Mas é essencial montar um closet com peças de boa qualidade, sejam roupas, sapatos, bolsas ou acessórios.

A qualidade do tecido, da modelagem e da costura ditam o caimento da peça em seu corpo. Aquelas que contam com uma qualidade melhor, por consequência, garantem aquele efeito de roupa feita sob medida, o que cria um visual muito mais elegante.

Uma boa dica é que você escolha algumas peças clássicas, como um scarpin, um trench coat ou uma bolsa sóbria, e invista ao máximo em sua qualidade. Hoje, você encontra peças de luxo no mercado second hand, com ótima conservação e preço bem mais acessível.

Assim, é possível compor looks com pontos luxuosos, mas sem precisar investir uma quantia de dinheiro absurda.

4. Escolha seus acessórios com atenção

Um erro muito comum e que acaba comprometendo a elegância é o exagero na hora de combinar acessórios. O excesso desequilibra o look e acaba chamando a atenção de uma forma negativa.

Para não errar, você pode escolher um ponto de destaque, por meio dos brincos, pulseiras, gargantilhas e por aí vai. Se apostar em um maxi colar com um pingente maior, por exemplo, evite outros acessórios grandes ou com pedraria.

Outra maneira de compor acessórios sem exagero é apostar nos conjuntos que trazem brincos, colares e até anéis com características comuns entre si.

Um último ponto importante sobre a relação entre elegância e acessórios é a escolha do modelo de acordo com o ambiente. No trabalho, por exemplo, peças que fazem muito barulho podem atrapalhar todos ao redor e causar desconforto. Por outro lado, algumas peças compridas ou grandes demais podem enroscar em telefones, máquinas e assim por diante.

5. Invista em maquiagens mais naturais

A maquiagem é um ótimo recurso para realçar a beleza natural e esconder algumas imperfeições, como manchas e marcas de expressão. Porém, o excesso de produto no rosto traz peso à face e não é algo tão elegante.

Isso não quer dizer que você não pode apostar em um olhar mais destacado ou em uma boca colorida, mas é importante investir no equilíbrio na hora de compor sua make.

Mais uma vez, escolha um ponto de destaque. Uma regra bem simples é desenhar olhos marcantes, enquanto a boca permanece mais discreta. Também é possível fazer o contrário, dar destaque à boca e manter os olhos com pouco produto.

A pele mais natural, bem iluminada e levemente corada é a escolha perfeita para quem quer parecer mais elegante. Para isso, é importante investir em outros cuidados, por exemplo:

  • não dormir com maquiagem;
  • demaquilar a pele;
  • fazer limpeza com produtos adequados para seu tipo de pele;
  • fazer esfoliações semanais;
  • usar vitamina C;
  • hidratar a pele;
  • alimentar-se com qualidade e beber bastante água.

Ser elegante é saber fazer escolhas equilibradas no seu dia a dia. Isso envolve a hora de usar uma roupa ou um acessório e até mesmo a forma como você se relaciona com as pessoas. Nem demais, nem de menos, manter-se no meio é importante em qualquer aspecto.

E, como você pôde conferir neste post, manter o equilíbrio na hora de se vestir não é algo tão desafiador assim. Independentemente do seu estilo pessoal, é possível estar elegante em todos os momentos do seu dia a dia.

Sabe o que pode deixar você ainda mais elegante? Ficar sempre bem informada! Por isso, curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas novidades!

Mais de Bid4Fashion

AS  BLOGUEIRAS DE MODA QUE VOCÊ PRECISA CONHECER!

Para quem gosta de se vestir bem e se preocupa com o...
Leia Mais