COMO COMPROVAR A AUTENTICIDADE DE UMA BOLSA DE LUXO?

Não dá para negar: roupas e acessórios de marca são itens incríveis para investir e ter no armário, não é mesmo? Além do sonho de ter um sapato ou peças originais de marcas de luxo específicas, esses artigos apresentam grande durabilidade e são lindos! Se você se identificou, saiba que é preciso ter cuidado com a autenticidade de bolsas de luxo.

Não basta apenas querer um acessório de luxo, se você tem essa ambição porque viu alguma blogueira usando a peça ou acha que ela vai ficar linda nos seus looks. É indispensável ter muita atenção na escolha para garantir que aquela bolsa seja realmente original da respectiva marca. 

Por isso, neste texto, vamos ajudar você a entender como isso funciona. Assim, será possível evitar fraudes. Quer saber mais a respeito? Então continue acompanhando a leitura para conferir as nossas dicas.

Qual a diferença entre uma bolsa autêntica e uma falsa (réplica)?

Não é preciso explicar muito: uma bolsa autêntica não se compara a uma réplica. Por mais que a última sempre tente imitar a original, é claro que o resultado está longe de ser o mesmo. 

Itens originais de marca, além de serem muito mais duráveis, têm maior qualidade, necessitam de uma elaboração mais complexa para serem fabricados e, consequentemente, apresentam um valor mais elevado.

Por outro lado, as réplicas são sempre feitas com materiais e tecidos de qualidade muito inferior, não apresentam o mesmo acabamento, são geralmente produzidas em instalações associadas ao crime organizado, entre diversas outras características.

Qual a importância de verificar a autenticidade de bolsas de luxo?

Sabendo que há diferenças entre uma bolsa original e uma falsa, fica muito mais fácil entender que a autenticidade é uma questão importante, que deve ser avaliada para evitar erros na hora de fazer suas compras.

Afinal, não seria justo comprar uma peça falsa pelo preço de uma original. Sem falar em todos os outros detalhes que não se comparam a uma peça de luxo autêntica, não é mesmo?

Felizmente, já não é essencial adquirir a bolsa direto da loja da marca a fim de garantir a autenticidade da sua compra. Existem técnicas que auxiliam nisso. Destaca-se que para cada marca esse processo muda, já que o estilo do fecho, a assinatura, o material e outras características diferem.

Por isso, é preferível comprar diretamente em sites que já contam com um sistema que verifica a autenticidade a atesta quanto à originalidade da peça. Até porque existem as “super fakes”, réplicas de melhor qualidade que muito se assemelham à original, e cuja detecção por simples análise e checklist visual e também pode ser bastante imprecisa e arriscada.

Como a BID4FASHION garante a autenticidade dos produtos?

Comprar produtos de grife em brechós de luxo é uma ótima opção para pagar um preço mais em conta em itens de qualidade. E é disso que se trata o marketplace BID4FASHION: um site para a aquisição de itens second hand originais, novos e seminovos, mas em ótimo estado de conservação.

No marketplace, não são aceitas mercadorias que não sejam originais da marca. Isso é garantido com o uso de tecnologias de autenticação, com Inteligência Artificial e algoritmos patenteados pela Entrupy. 

Com o uso dessas tecnologias, é possível identificar códigos, hologramas e números de série. Além disso, a bolsa passa por uma análise rigorosa: couro, costura, zíper e até gravações são examinados.

A partir dessa observação, caso o item passe no teste de autenticidade, ele recebe um certificado que a comprove. Esse documento fica lacrado, de forma que, caso haja algum questionamento sobre a veracidade do produto, a loja garante um reembolso de 100% do valor pago, desde que o lacre não tenha sido violado.

Já no caso dos produtos que receberam a certificação da ferramenta da Entrupy, é possível acessar o documento de maneira online para verificar a autenticidade da peça. Isso garante a originalidade da sua compra com uma precisão acima de 99% e garantia permanente caso seja comprovada falha no sistema de autenticação .

Como é feita a autenticação dos produtos?

Como vimos, não existe apenas um método e padronização que funcione para todas as marcas e tipos de produtos. É preciso que isso seja feito de maneira individualizada. Entenda mais a seguir!

Bolsas

Para verificar a autenticidade das bolsas, existe um enorme banco de dados repleto de imagens microscópicas e minuciosas que foram coletadas ao longo dos anos e que só se aprimora com o passar do tempo, devido ao aperfeiçoamento dos algoritmos.

Essas imagens vão desde os modelos de bolsas lançados recentemente até os fabricados há oitenta anos. Tendo essas informações, o programa aprende a diferenciar as réplicas de produtos originais. Mesmo os “super falsos” não costumam passar despercebidos, por mais que tenham variações muito sutis.

Roupas, sapatos e acessórios

No caso das roupas, acessórios e sapatos, existe uma checklist a ser analisada antes da comprovação. Essa lista abrange marca, etiqueta, armação, lentes, couro, sola, tecido e, até mesmo, estampas!

Nesse momento, todo cuidado é pouco, uma vez que as réplicas são bastante parecidas com as originais, principalmente para quem não tem experiência na área. Assim, é necessário fazer uso de um checklist detalhado de averiguação, específico em cada marca e peça, para ter maior precisão.

Relógios e Joias

Atualmente, são muitos os registros de relógios falsos. Afinal, ocorrem milhares de novas falsificações todos os meses. Por isso, nesses casos, é importante aceitar somente itens que estejam com o certificado original, informando o número de série e o código do modelo. Ainda é preciso que eles venham acompanhados do estojo verdadeiro. 

A partir disso, ainda há a necessidade de encaminhá-los para uma inspeção visual com especialistas. Se houver alguma dúvida a respeito da veracidade, o produto pode ser encaminhado para o revendedor original.

Nesse processo, são utilizados dados do relógio que são comparados com as informações da WCSA (Watch Certification). Com o uso desse banco de dados, apenas com o modelo e o número de série do produto, já é possível filtrar cerca de 3 falsificações por minuto. 

Tratando-se dos relógios Rolex, é usado um software da WCSA específico para a autenticação dos itens dessa marca. Tudo isso com base nos modelos mais modernos, além da avaliação de caixa, mostrados, mecanismo, pulseira etc.

Verificar a autenticidade de bolsas de luxo e de outros itens é uma etapa que não pode faltar para garantir uma boa compra. Portanto, sempre que for investir em uma peça de grife, busque por lojas de confiança ou sites que garantam a veracidade do produto. Só assim você pode fazer uma boa escolha e não sofrer prejuízos nesse processo, adquirindo uma réplica sem saber.

Gostou de conhecer nosso sistema de autenticidade de bolsas de grife? Não deixe de conferir também este vídeo sobre como funciona o procedimento feito por um programa de Inteligência Artificial!

Mais de Bid4Fashion

DESAPEGO DE LUXO: SAIBA COMO MELHORAR SEU GUARDA ROUPA E GANHAR DINHEIRO ATRAVÉS DA VENDA DE ROUPAS, BOLSAS E ACESSÓRIOS PELA INTERNET

Conceitos como minimalismo, moda sustentável e armário cápsula estão crescendo cada vez...
Leia Mais