A MODA DOS ANOS 90 VOLTOU COM TUDO!

Portrait of young woman dressed skirt and t-shirt. White background.

Buscar referências no passado para criar novas peças e composições é uma prática comum na moda, mas isso não quer dizer que esse mercado não esteja evoluindo. Pelo contrário, isso mostra como o ser humano tem uma capacidade criativa enorme e sempre pode trazer o novo por meio das gerações.

Em 2019, uma década em especial chamou a atenção: as pessoas voltaram toda a sua atenção para a moda dos anos 90. A geração dos milleniuns — pessoas nascidas no fim nos anos 80 até o fim da década de 90 — ficaram especialmente empolgadas em ver peças de sua juventude nas prateleiras das lojas novamente. Afinal, quem não gosta desse sentimento de nostalgia?

No entanto, se você não se recorda de quais foram essas tendências ou simplesmente não viveu essa época, essa é a chance de participar desse revival. Confira agora tudo o que você vai encontrar da moda dos anos 90 para usar em 2019!

A rebeldia do Grunge

É impossível falar da década de 90 sem se lembrar do Grunge. Embora seja um estilo musical, é natural que a moda se inspire em tendências culturais, como a música e outros comportamentos sociais para criar suas peças. Não foi diferente nessa década.

O estilo nasceu em Seattle, nos Estados Unidos, mas conquistou os jovens de todo o mundo rapidamente. Bandas como Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e Alice in Chains dominavam o cenário musical, e as roupas usadas pelos integrantes na época eram replicadas aos montes.

Em primeiro lugar, temos a clássica estampa xadrez, presente principalmente em camisas de flanela despretensiosas, geralmente compradas em brechós. Mas você não precisa usar essas peças dessa forma taxada para recriar a tendência.

Uma calça xadrez de alfaiataria pode ser facilmente utilizada no escritório ou em um ambiente mais despojado, basta combiná-la com um tênis ou com uma botinha mais pesada. Outra dica é deixar o clássico xadrez vermelho, azul ou amarelo de lado e investir em tons terrosos. Veja outras peças em que é possível apostar:

  • o clássico All Star ou qualquer outro tênis se encaixam também na tendência comfy;
  • a camiseta branca, lisa e básica fez muito sucesso nessa época;
  • o slip dress, à lá Courtney Love, pode vir composto com acessórios mais pesados;
  • a calça rasgada é muito estilosa, mas foi símbolo de rebeldia nessa década;
  • cortes mais largos e menos ajustados ao corpo também podem ser interessantes.

O reinado da cintura alta

Antes de ser destronada pela calça de cintura baixa no início dos anos 2000, a calça de cintura alta era lei entre as mulheres de qualquer idade. Com a simplicidade e o minimalismo característicos dessa época, elas eram lisas, de corte reto e mais soltas no corpo, muito conhecidas pelo nome “mom jeans”.

A composição clássica era a camiseta branca lisa + mom jeans + cinto preto + tênis, um look muito usado pela personagem Rachel Green, em Friends.

Hoje, a mom jeans tem sido usada com sandálias, top cropped e camisas, mas a versatilidade dessa peça permite muitas outras composições.

As bandanas amarradas

Axl Rose, Bon Jovi, Gwen Stefani e Christina Aguilera foram algumas personalidades que não saíam de casa sem suas bandanas amarradas na cabeça. Em 2019, elas voltaram, mas não exatamente como foram usadas nos anos 90.

Agora elas seguem uma inspiração mais parisiense e podem ser amarradas delicadamente em um rabo de cavalo ou em um coque alto. Também podem ser usadas como uma tiara fininha.

Além disso, está liberado amarrar esse acessório como um lenço, em um shorts, calça ou bolsa.

Os óculos com shapes e cores diferentes

Além das roupas, os acessórios também são alvos da moda dos anos 90, principalmente os óculos, que ganharam formatos e cores fora do padrão.

O modelo oval grande foi um dos estilos mais usados, propagado principalmente por Kurt Cobain, que vira e mexe aparecia com um modelo de armação branca ou vermelha.

As lentes coloridas também foram uma sensação e apareciam principalmente em vermelho, azul e amarelo. As lentes pequenas nessas cores eram usadas aos montes e muitas marcas contemporâneas estão investindo nesses modelos, lançando versões mais ou menos ousadas.

As bolsas sacola em tamanho pequeno

Minimalista e básico, os anos 90 se contrapuseram aos anos 80, em que a ideia era chamar a atenção pelas cores vibrantes e, muitas vezes, pelo exagero. A ideia era buscar mais inspiração na simplicidade, o que tem tudo a ver com a década que estamos vivendo agora.

Praticidade e conforto são palavras de ordem para os dias atuais, o que trouxe de volta outra tendência dos anos 90: as bolsas em formato de sacola — ou bucket bags.

Elas não têm zíper, apenas uma amarração, e geralmente contam com uma alça longa. São ideais para o dia a dia, principalmente para aqueles momentos nos quais a carteira, o celular e uma necessaire básica são os únicos itens que você precisa carregar.

As presilhas nos cabelos

Quem não se lembra dos acessórios de cabelo usados na década de 90, principalmente das presilhas? Elas são uma tendência forte neste ano e estão mais glamourosas do que nunca, com frases e aplicações que deixaram a versão ainda mais cool.

Agora, se você prefere sair da onda jovem, é possível apostar em grampos mais finos e clássicos, com pérolas delicadas que têm o poder de arrematar seu look de uma forma muito elegante.

Viu só como todos esses itens da moda dos anos 90 têm feito sucesso em 2019? Vale dar a sua cara ao look, misturando outras tendências atuais a cada peça trend da época e recriando versões que podem ser levadas ao seu ambiente de trabalho, sem perder a elegância e mantendo o conforto!

Porém, novas tendências requerem nossa atenção para outro tema importante: o acúmulo de peças que não usamos mais! Quando essas peças são artigos de luxo, vale fazer aquele desapego, ganhar um bom dinheiro e investir em outros itens que representam melhor o momento atual da sua vida!

Gostou dessa ideia? Então veja como vender artigos de luxo usados e faça da moda um nicho mais sustentável, otimizando seu closet!

Mais de Bid4Fashion

7 MELHORES DICAS DE COMO VENDER PRODUTOS DE LUXO PELA INTERNET

Quem nunca olhou para o guarda-roupa e percebeu que tinha várias peças...
Leia Mais