A IMPORTÂNCIA DA INDÚSTRIA DA MODA DE LUXO NO MUNDO

As décadas se passam e o mundo da moda continua sendo uma indústria em expansão. Desde o mercado da alta costura, até às lojas mais populares, vestir-se bem, de uma maneira que você possa se expressar, é uma das finalidades principais do segmento. Além do mais, isso representa uma boa parcela na economia mundial.

Um exemplo é a propagação de tendências. Assim que as maiores maisons do mundo lançam suas coleções, logo, essas novidades percorrem o mundo inteiro. Esse é um fato pois a moda também é um comportamento social, que identifica grupos e aproxima pessoas que têm os mesmos gostos ou poder econômico.

Para entender mais sobre o assunto, entenda, neste post, a importância do mercado de moda de luxo e quais os novos caminhos que estão sendo seguidos pelos consumidores.

O mundo da moda e a economia mundial

A indústria de luxo figura entre uma das mais lucrativas do mercado. Só em 2017, o segmento cresceu mais de 5% e movimentou mais de 1,2 trilhões de euros. Estima-se também que o setor de moda no Brasil deve crescer até 3,1% ao ano até 2021. Ou seja, os números falam por si mesmos.

O crescimento representa os gostos das consumidoras nacionais e mundiais. Apesar da economia instável, elas continuam adquirindo seus itens de grife. Isso ocorre pois o consumo sempre se inova, principalmente entre outras classes. Com mais atenção à qualidade e durabilidade das peças de grife, a procura por itens de luxo aumenta entre um público que não costumava consumir tais produtos.

No Brasil, mesmo com as variações de preços pela desvalorização do real, as clientes ainda preferem investir nos produtos das grifes, pois sabem que são peças que dificilmente perderão valor, mesmo quando saem das tendências. Isso abre portas para que mais pessoas pensem em adquirir essas marcas, o que antes nem era cogitado.

Boa parte disso se deve ao advento dos brechós de luxo, uma forma de ter acesso às peças de marcas de alto padrão, porém, com valores mais acessíveis. Com esses empreendimentos, ficou muito mais fácil não apenas comprar artigos de luxo, mas vendê-los quando suas donas já não os querem mais.

Esse modelo de consumo é mais uma das razões para o mercado da moda estar fervoroso, visto que está movimentando outros setores da economia também. E é essa expansão que está apresentando bons resultados, impulsionando a economia e fazendo a renda circular em grupos maiores.

As marcas de luxo e as tendências mundiais

No mundo fashion, as tendências são o termômetro para mostrar o nível de desejo das pessoas por determinada peça, estilo ou coleção. No entanto, ao contrário do que se pensa, existem variados tipos de tendências.

Por exemplo, há as macrotendências, aquelas que se estendem por longos períodos, como anos ou décadas, e que, por vezes, acabam se transformando nos clássicos da moda. Assim como existem as microtendências, que acontecem pontualmente e são passageiras, sem durar muito tempo. O mais incrível é que as grifes conseguem conquistar esses dois espaços.

As marcas de luxo são grandes fontes de inspirações para as fashionistas e a forte influência que elas têm provam isso. Os heads das maisons desenvolvem conceitos e valores, e é por isso que essas marcas têm clientes e seguidores fiéis. Afinal, elas não vendem apenas um produto, mas oferecem uma experiência.

Além disso, as Semanas de Moda espalhadas pelo mundo mostram como os comportamentos sociais sofrem grande influência da moda. As coleções lançadas pelas marcas luxuosas inspiram milhares de outras, perpetuando novos padrões que, muitas vezes, ainda não sabem que farão tanto sucesso.

A moda ainda utiliza de muitas influências para impactar e, assim, criar as tendências. Um exemplo disso foi a Coco Chanel que, com sua audácia de criar as primeiras calças femininas e outras criações — como o seu vestidinho preto —, acabou formando clássicos atemporais.

Desse modo, é possível perceber que as marcas de luxo estão sempre adiantadas no que diz respeito à criatividade e inovação, e é por isso que sempre são as maiores influencers daquilo que está em alta no mundo da moda. 

A renovação do mercado com a modalidade second hand

Nos últimos anos, uma nova onda surgiu no requintado mercado de artigos de grife. O que antes era restrito a um seleto público pelos valores dos produto e, até mesmo, a dificuldade de acesso, vem se tornado algo mais próximo das consumidoras que, até poucos anos atrás, não imaginariam adquirir peças de marcas como Valentino, Fendi e outras.

No entanto, uma tendência que está em alta e é considerada por marcas renomadas no mercado é a sustentabilidade. As empresas já perceberam que a produção atual não é benéfica para os recursos naturais do planeta e pode prejudicar o meio ambiente ao produzir toneladas de lixo. 

Com isso, há um novo modelo de consumo que tem se espalhado com rapidez: o second hand. A moda consciente oferece vantagens incríveis para todos os envolvidos. De um lado, alguém que deseja desapegar de peças de luxo que já não utiliza e, de quebra, ainda pode ganhar dinheiro. Enquanto, do outro, uma pessoa que quer muito aquele produto e consegue comprá-lo com ótimos preços.

Sendo assim, o second hand é a maneira ideal para não deixar itens de luxo ficarem parados no closet. Esses brechós de luxo garantem a qualidade e autenticidade dos produtos e são feitos por profissionais que entendem do mercado. Ou seja, são extremamente confiáveis e têm benefícios que são atrativos para quem vende e compra. 

Esse novo tipo de comércio pode até mesmo ser feito em lojas online especializadas. Portanto, vendedores e compradores conseguem contar com a comodidade e segurança de negociar seus artigos de luxo, tudo isso sabendo que estão tomando a decisão certa em não contribuir com a geração de mais lixo no planeta.

Como visto, as grifes renomadas estão sempre se aperfeiçoando para atender às exigências do seu público. Desse modo, uma das maiores tendências da indústria da moda, atualmente, é ser sustentável, mesmo sem perder a autenticidade. Por esse motivo, vale a pena ficar por dentro dessa modalidade de venda!

Tem curiosidade para saber mais sobre os brechós de luxo? Então, conheça mais sobre o mercado second hand!

Mais de Bid4Fashion

DESAPEGO DE LUXO: SAIBA COMO MELHORAR SEU GUARDA ROUPA E GANHAR DINHEIRO ATRAVÉS DA VENDA DE ROUPAS, BOLSAS E ACESSÓRIOS PELA INTERNET

Conceitos como minimalismo, moda sustentável e armário cápsula estão crescendo cada vez...
Leia Mais